Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Stilpnopappus semirianus R.Esteves EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 09-05-2012

Criterio: B2ab(i,ii,iii,v)

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie com AOO de 28 km² e sujeita a cinco situações de ameaça. Ocorre em unidade de conservação (SNUC), mas os locais de ocorrência fora das unidades de conservação sofrem com atividades agriculturais, queimadas e ocupação irregular, que causam o declínio continuado da EOO, AOO, qualidade de habitat e do número de indivíduos maduros.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Stilpnopappus semirianus R.Esteves;

Família: Asteraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Ocorre na Bahia (Loeuille, 2012).

Ecologia

Erva perene, que habita áreas de campo rupestre da Chapada Diamantina. Fértil durante o ano todo, polinizada por insetos e dispersada pelo vento (Borges, com. pess.).

Ameaças

1.1 Agriculture
Incidência local
Severidade high
Detalhes A Secretaria de Estado do Meio Ambiente da Bahia (SEMA) descreve como os principais conflitos ambientais da região do Morro do Chapéu o desmatamento, gerado por atividades agriculturais.

3.3.2 Sub-national/national trade
Incidência local
Severidade high
Detalhes A Secretaria de Estado do Meio Ambiente da Bahia (SEMA) descreve como os principais conflitos ambientais da região do Morro do Chapéu o desmatamento, gerado pela retirada de lenha.

1.1 Agriculture
Incidência national
Severidade very high
Detalhes A Caatinga é uma das maiores e mais distintas regiões brasileiras (Ferri, 1980 apud Castelleti et al., 2003). Atualmente, estima-se que a cobertura por atividades agrícolas na região é de 201.786 km². Esta área modificada se estende por praticamente toda a Caatinga. Adicionando a área de impacto das estradas à área estimada pelo IBGE e considerando a largura do impacto de antropização causado pelas estradas de 1 a 10km, estima-se que as áreas alteradas da caatinga variam de 223.100km² (30,38%) a 379.565 km² (51,68%). Independente da estimativa adotada, uma importante parcela da área da Caatinga foi bastante modificada pelas atividades humanas. Algumas dessas áreas, previamente ocupadas pela agricultura, possuem grande risco de desertificação, exigindo ações urgentes de restauração da vegetação original (Castelleti et al., 2003).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerada "Deficiente de dados" (DD) pela Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Brasil (MMA, 2008), anexoII.

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre no Parque Nacional da Chapada Diamantina, Caetité - BA; e no Parque Estadual do Morro do Chapéu, Morro do Chapéu - BA.

Referências

- Secretaria de Estado do Meio Ambiente da Bahia (SEMA). Disponivel em: <http://www.meioambiente.ba.gov.br/default.aspx>. Acesso em: 2011.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- CASTELLETTI, C.H.M.; SILVA, J.M.C.D.; TABARELLI, M.; SANTOS, A.M.SILVA J. M. C., TABARELLI M., FONSECA M. E LINS L. Quanto ainda resta da Caatinga? Uma estimativa preliminar. 2003. 91-100 p.

- LOEUILLE, B. F. P. Stilpnopappus in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB016315>.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Stilpnopappus semirianus in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Stilpnopappus semirianus>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 09/05/2012 - 18:45:00